Raças de Gatos: York Chocolate

York Chocolate


Descrição da raça

Gato de corpo grande e musculado, possui uma grande constituição óssea. A sua cabeça, de testa arredondada, provém dos seus ancestrais siameses. Nela apreciamos uns olhos amendoados de cor verde, avelã ou ouro, e umas orelhas grandes, pontiagudas e ligeiramente inclinadas para a frente. A sua pelagem longa e sedosa, pode ser unicolor ou bicolor.

Origem da raça

Originária dos Estados Unidos, esta raça recentemente surgida, em meados de 1983. Acredita-se que sua pelagem de cor chocolate, pode ser herança de seus antecessores siameses, que antigamente possuía características diferentes dos siameses que conhecemos hoje, a raça é um resultado do cruzamento entre gatos domésticos de pelos longos. Esta raça não é reconhecida pela TICA (The International Cat Association) e FIFe (Fédération Internationale Féline) , somente a CCA (Canadian Cat Association) e CFF (Cat Fanciers Federation) reconhecem a raça.

Comportamento da raça

Amigo, companheiro, brincalhão e um ótimo caçador, são as principais qualidades que definem o York Chocolate. Muito bem humorado, convive bem com crianças e outros animais de estimação. Carinhoso, não dispensa afetos das pessoas. O York também é muito leal aos seus tutores.

É uma raça muito ativa, inteligente e brincalhona. Gosta de observar tudo. É um excelente gato doméstico, já que desfruta da companhia da sua família. Dá muito amor mas também precisa de o receber.

Também é aconselhável ter brinquedos para distraí-lo.

Saúde da raça

Não há registros de problemas genéticos, ou específico da raça, a única preocupação, que geralmente afeta os gatos de pelos, longos, ou semilongos, seria com a ingestão de pelos que formam uma bola em seu sistema digestivo, podendo causar tricobenzoares. Pode ser evitado com a escovação semanal..

Importante

Os animais são uma vida, não são brinquedos e tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.

Fonte: Mundo Animal
Foto: Lia/Divulgação

Raças de Gatos - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página