Raças de Gatos: Wirehair americanos

Wirehair americanos


Descrição da raça

Esta raça de gatos é de tamanho mediano (apesar de ligeiramente pequena) e corpo robusto. O que distingue esta raça das outras é a sua pelagem. Todo o pelo do seu corpo é ondulado ou dobrado. Até os seus bigodes são ondulados! A cor mais comum dos olhos do Wirehair americano é o dourado brilhante, apesar de também existirem em azul-escuro, verde ou verde azulado.

Origem da raça

Raça de origem americana cujos primeiros exemplares surgem devido a uma mutação espontânea. A mutação que ocorreu para a criação dos Wirehair americanos não é pouco frequente e ocorreu quando dois gatos ordinários se cruzem e aparece um indivíduo diferente dos seus pais. Esta é uma raça dos Estados Unidos, que começou como uma mutação espontânea. A primeira camada desta raça nasceu na década de 60 em Nova York. A partir daí começou um cuidadoso plano de criação.

Comportamento da raça

É um gato muito energético, ativo e ágil. Talvez algo introvertido com pessoas que não conhece, também é muito curioso e brincalhão com tudo o que o rodeia, incluindo os donos.

Saúde da raça

Todos os gatos independente da raça devem ser escovados regularmente. E esta prática favorece a limpeza de sua pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lamber. São muito conhecidos por sua higiene, se limpando constantemente dispensando assim banhos frequentes.

As caixas de areia devem ser limpas diariamente evitando que o gato possa fazer suas necessidades em outros locais ou ainda pegar algumas doenças. Seus bigodes e unhas jamais deverão ser cortados pois desta forma o felino irá perder seus sentidos. Por ter os olhos muito grandes precisam de um cuidado especial por isso uma limpeza deverá ser realizada diariamente, pois seus olhos podem atrair poeira e outros agentes que possam ser irritantes aos olhos.

Importante

Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.

Fonte: Fofuxo
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Raças de Gatos - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página