Raças de Gatos: Pelo curto brasileiro

Pelo curto brasileiro


Descrição da raça

O gato de pelo curto brasileiro é uma raça de gato originária do Brasil.

O pelo é bem deitado junto ao corpo, cabeça e orelhas de tamanho médio, proporcionais a largura da base, bem colocadas. Os olhos ligeiramente oblíquos e o nariz da mesma largura da base até à ponta. Peito largo, pernas de tamanho médio e patas arredondadas, também de tamanho médio. O corpo é forte, musculoso, mas o aspecto geral é de um gato muito ágil e elegante.

Pêlo Curto Brasileiro pode ser encontrado numa vasta gama de cores e padrões. A cor dos olhos varia conforme a cor da pelagem. Um das particularidades deste gato é o facto de ter o espaçamento entre os olhos do tamanho da largura de um olhos.

Tipo: Aparência geral de um gato saudável, levemente esbelto, rápido e elegante.

Corpo: Firme, tamanho médio, não compacto, e ligeiramente esbelto.

Pernas: Pernas firmes, não demasiadamente musculosas, comprimento médio, pés de tamanho médio e arredondados.

Origem da raça

O Gato Pelo Curto Brasileiro é o primeiro gato brasileiro reconhecido internacionalmente como raça pelo World Cat Federation em 1998. Descende da subespécie Felis silvestris iberica, trazida ao país pelos europeus desde o início da colonização.

No Brasil, desenvolveu seu próprio padrão, pelo qual não é mais enquadrado na categoria Keltic Shorthair.

Comportamento da raça

Ativo, dócil e amigo.

O gato desta raça é afetuoso ao ponto de se “colar” ao dono e segue-lo para todo o lado. Contudo não é um gato de um só dono. Gosta de companhia e por isso gosta de todos com quem partilha a casa. As suas necessidades de atenção são elevadas e, caso não sejam satisfeitas, pode-se tornar num gato irritável ou arisco.

O Pêlo Curto Brasileiro é um gato inteligente e brincalhão.

Saúde da raça

Não há registros de problemas genéticos, ou específico da raça.

Importante

Os animais são uma vida, não são brinquedos e tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.

Fonte: PetVale / OpenBrasil.org
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Raças de Gatos - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página