Raças de Gatos: Korat

Korat



Descrição da raça

Como um aspecto geral, o gato Korat possui um tamanho médio, corpo um pouco atarracado e basicamente mediolíneo. Seu peso fica equivalente entre 2,5 a 4,5 Kg e é uma raça característica de pelo curto.

Sua cabeça vista de frente possui um formato de coração. Sua fronte é achatada, seu stop ligeiramente alinhado entre a fronte e o seu nariz. Além disto, conta com bochechas bastante desenvolvidas, um focinho que não se caracteriza por ser pontiagudo nem mesmo quadrado. Nariz comprido, levemente arqueado em sua extremidade. Queixos fortes, desenvolvidos e também mandíbulas fortes.

Suas orelhas são grandes, largas na base e contam com uma extremidade ligeiramente arredondada. Sua inserção é alta no crânio e lhe dá uma expressão de alerta, sua pelagem é bastante curta na face externa.

Seus olhos são bastante grandes, redondos, afastados e ligeiramente inclinados. Possuem um tom verde luminoso. A cor definitiva dos olhos é só atingida depois de dois anos de idade. Suas sobrancelhas desenham duas grandes curvas por cima dos olhos. Seu pescoço possui também um tamanho médio, e é bastante comprido.

Seu corpo possui um tamanho médio, não é considerado nem compacto nem esbelto. Seu dorso é ligeiramente arqueado, forte musculoso e também flexível.

Seus membros posteriores são ligeiramente mais compridos do que os anteriores. Possui uma estrutura óssea média a forte. E seus pés são em formato oval. Sua cauda possui um comprimento médio, mais grossa na base, afilando até uma extremidade arredondada.

Como defeitos de suas características, podemos levar em conta a sua cabeça estreita, olhos pequenos e pouco espaçados, olhos amarelos, nariz demasiado comprido ou mesmo muito curto, queixo afilado. Como desqualificação total para criação está todas as cores que não o azul, além de manchas brancas de qualquer espécie.

Origem da raça

O Korat é uma raça natural da Tailândia, que possui este nome devido à província de Nakhon Ratchasima que normalmente é chamada pelo nome de Korat pelo povo tailandês. Na região a raça é muito conhecida como Si-Sawat, que significa cor da semente Sawat, uma planta da região. São conhecidos popularmente como um gato de boa sorte e normalmente eles são dados em pares para casais recém-casados como uma tradição do país, ou mesmo para pessoas que estiverem precisando de boa sorte na sua vida. Até pouco tempo atrás os gatos da raça Korat não eram vendidos, mas apenas dados como presente.

Os Korats modernos já existem devido aos grandes esforços diligentes de alguns reprodutores tanto dentro como fora do país da Tailândia.

A provável primeira aparição do gato de Korat na Grã-Bretanha sob o nome de Blue Siamese aconteceu entre os anos de 1889 a 1896, mas apesar disto os gatos de cor sólida e azuis não conquistavam os juízes do Cat Show, o que fez com que a raça caísse no esquecimento e quase desaparecendo no ano de 1901.

Com poucos exemplares existentes na Inglaterra, alguns exemplares migraram com seus donos para os Estados Unidos nos anos 50. E em 1959 Cedar gatil Glen foi o primeiro criador de felinos a importar um par de gatos Korats para os Estados Unidos para que fossem então reproduzidos. Um macho que se chamava Nara e uma fêmea chamada Darra. Foi então que o gato Korat começou a ter um grande sucesso. Devido a criação das associações de felinicultura, o Korat foi uma das únicas raças a serem reconhecidas neste sentido a partir de 1965 pela Cat Fanciers´Association. Foi só mais tarde que em 1972 foram novamente reintegrados os modernos Korats para o Reino Unido.

Comportamento da raça

O Korat é um gato bastante vivo, ágil e brincalhão, mas que certamente não gosta nem de agitação tampouco de barulhos. Precisa viver em um ambiente calmo e tranquilo. Costuma ser pouco sociável com seus semelhantes ou outros animais, é um gato que se mostra muito reservado com relação a estranhos. Um gato meigo, muito afetuoso, hipersensível e é extremamente ligado ao dono. Requer muito amor e atenção. Seu miar pode ser considerado muito melodioso, de manutenção fácil, onde uma escovagem semanal é o suficiente para que ele tenha uma bela pelagem.

Saúde da raça

Quanto a sua saúde, o gato da raça Korak é bastante saudável, e é importante saber que ele não precisa de muitos cuidados. Como a maioria dos felinos exige de seu dono uma boa escovagem, pelo menos que seja realizada uma vez por semana, e o mesmo deverá acontecer com as suas orelhas que devem ser limpas pelo menos uma vez a cada quinze dias.

É importante que esta limpeza seja realizada com todo o cuidado para que não machuque o seu gatinho nem mesmo lhe ofereça problemas de audição.

O gato da raça Korat precisa de todas as vacinas pertinentes, uma boa alimentação, além é claro de necessitar de muita atividade física bem como muito amor e compreensão. Com todos estes cuidados é possível se ter um gato Korat muito bonito, saudável e feliz em sua casa.

É um gato que costuma ter a sua higiene própria e por isso não precisa receber banhos frequentes, mas que não devem ser substituídos por apenas suas lambidas. É um gato que pode receber banhos de 15 em 15 dias o que irá deixar seu pelo muito mais bonito do que antes.

A ida ao veterinário duas vezes ao ano pelo menos também deverá ser realizada. Esta é muito importante para que se possa saber se a saúde do seu felino está realmente em dia. Caso a saúde deste gato não esteja ok ele irá apresentar comportamentos que sejam estranhos e diferentes do que a sua personalidade realmente apresenta. Um gato querido e simpático além de sociável com todas as pessoas. Qualquer tipo de comportamento que destoar disto certamente é algum tipo de problemas de saúde.

A alimentação de qualidade também é importante, para que o felino atinja a sua longevidade que pode ser entre 15 a 21 anos ele deverá ser bem alimentado, bem cuidado e ainda querido por todos. Desta forma certamente irá viver muito bem e por muito tempo.

Importante

Os animais são uma vida, não são brinquedos e tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.

Fonte: Fofuxo / TICA: The International Cat Association
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Raças de Gatos - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página