Raças de Gatos: Foldex

Foldex



Descrição da raça


A característica da raça Foldex destaca-se a sua cabeça média de forma redonda, as suas bochechas recheadas e o seu nariz curto. As suas proporções não são tão curtas como as do Exotic shorthair, mas também são tão longas como as do Scottish Fold.

Os seus olhos destacam-se por serem de forma muito redonda e por ter um olhar muito vivo. Também se destaca a variedade de cores que podem apresentar.

A pelagem do Foldex normalmente é curta e abundante. Além disso destaca-se a suavidade que este apresenta. De todas as formas também há exemplares de pelagem semi-longa e longa. Quanto às cores da pelagem aceita-se uma grande quantidade de tons e não se mostra nenhuma exclusão no seu padrão.

As orelhas são talvez o traço mais característico deste gato. Estas são de pequeno tamanho e encontram-se dobradas. O curioso destas é que os gatos desta raça nascem com as orelhas normais e ao chegar ao 1º mês de vida, estas começar a dobrar-se.

Origem da raça

A história da raça de gatos Foldex é muito recente. A sua origem remota ao ano 1992 no Canadá e surge do cruzamento entre as raças Exotic shorthair e Scottish Fold.

Se combinação dos genes destas duas raças nasce um gato de aspeto robusto, tamanho médio e muito boa musculatura. Além disso este gato destaca-se pelo seu bom caráter e pelas suas orelhas curtas e recolhidas.

Comportamento da raça

O caráter do gato Foldex destaca-se por ser o de um gato muito curioso. Em geral os gatos são curiosos, mas este ainda é mais. São animais com muitíssima inteligência nas suas ações e que demonstram amabilidade e nobreza.

O gato Foldex é um gato brincalhão, sociável e carinhoso com o seu dono e a sua família.

Saúde da raça

Como cuidados a raça Foldex não necessita de cuidados específicos. Sua pelagem curta e uma escovagem semanal deverá ser o ideal. é fundamental que tenha uma alimentação bastante saudável, as vacinas em dia e ainda muito amor e carinho por parte de seus donos.

As suas orelhas também requerem cuidados especiais de limpeza para evitar infeções.

Importante

Os animais são uma vida, não são brinquedos e tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.

Fonte: MundoGatos (ES) / The International Cat Association
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Raças de Gatos - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página