Raças de Gatos: Bobtail japonês

Bobtail japonês


Descrição da raça

Os traços desta raça são bastante semelhantes com o rechonchudo Manx.

O corpo do Bobtail é esguio, delgado e com uma boa musculatura, é um gato extremamente elegante. Suas pernas costumam ser compridas e esguias, sendo que as traseiras são mais compridas do que as dianteiras.

Sua cabeça é quase um triângulo equilátero perfeito. Seus grandes olhos contam com um formato oval e poderão ser de qualquer cor que possa harmonizar a sua pelagem.

Possui ainda um focinho arredondado e amplas orelhas, grandes e ovais que podem ser de cores diferentes uma da outra, mas sempre em harmonia com o seu pelo.

Possui pelos de comprimento médio, bastante macios como seda, porém resistentes. Sua cauda possui no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. E deverá estar mantida em posição curva semelhante a dos coelhos.

Sua cauda é considerada como sua impressão digital, e por isso muitos japoneses que tinham exemplares da raça Bobtail praticamente iguais sabiam diferenciar seus gatos apenas pela cauda.

É um gato de porte médio, e pode chegar a até 6 quilogramas, podendo viver entre 9 a 18 anos desde que bem cuidados.

Origem da raça

Diversos gatos com caudas deformadas são bastante conhecidos e documentados em várias partes da Ásia, e os genes que são responsáveis por este tipo de mutação provavelmente foram introduzidos com os primeiros gatos que foram levados da China para o Japão há mais de 1000 anos. Os vários gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas poderão compartilhar de uma característica ancestral comum com o Bobtail Japonês, apesar disto não existe nenhum tipo de ligação entre a raça Bobtail e o Manx, este segundo que é considerado um dos gatos mais antigos do mundo.

Em seu país de origem, o Japão, o gato da raça Bobtail possui uma extensa história, a história de uma raça considerada grande símbolo da amizade. O felino quando está sentado, costuma levantar uma das mãos, e este gesto de acordo com crenças populares japonesas trazem boa sorte para todos. Essa crença é tão levada a sério pelo povo japonês que é bastante comum se visualizar gravuras e modelos dos gatos que acenam em portas de estabelecimentos comerciais japoneses para saudar seus visitantes.

Apesar do gato da raça Bobtail contar com suas raízes no extremo oriente do século VII, somente recentemente foi que os japoneses se mostraram interessados em divulgar e oferecer exemplares da raça para o resto do mundo. No final da década de 1960, os americanos foram responsáveis por sua maior divulgação. Apesar disto esta raça ainda é considerada como bastante rara.

Comportamento da raça

O Bobtail Japonês possui um temperamento muito tranquilo, é fiel, amigável, curioso, sociável e acima de tudo afetuoso. Costuma se adaptar com muita facilidade a várias circunstâncias. Possui um miado cantado e gosta de conversar com seus donos. Tanto que lendas orientais dizem que o gato desta raça seria um homem transformado em animal que conversa com as pessoas.

Na maioria das vezes os membros desta raça são ativos, bastante inteligentes, com uma natureza orientada para compreender os humanos. São felinos muito mais fáceis de treinar para realizar truques do que a maior parte das raças, e ainda são mais dispostos a gostar de aprender a realizar atividades humanas. Suas vozes suaves são capazes de praticamente oferecer uma escala inteira de tons, o que deverá levar uma crença popular de que ele pode cantar.

Os gatos da raça Bobtail Japonês são ideais tanto para casas como apartamentos. É um gato para a família inteira, se dão muito bem com crianças e até mesmo com outros animais.

Algumas curiosidades sobre o Bobtail Japonês também devem ser salientadas como, por exemplo, os gatos de padrão branco sólido e padrão tartaruga segundo os japoneses trazem boa sorte.

O gato mais popular japonês é o Maneki Neko, considerado como um exemplar da raça Bobtail. Ele traz muita sorte para as pessoas e também dinheiro.

Os exemplares que apresentarem três cores de pelagem diferentes são fêmeas.

O famoso personagem Hello Kitty foi inspirado na raça Bobtail Japonês, criada pela designer japonesa Ikuko Shimizu.

Por serem gatos bastante ativos e companheiros dos humanos, possuem excelentes habilidades para treinos de brincadeiras e também provas em exposições de animais.

É um dos poucos felinos, como citado anteriormente que possui a capacidade de aprender a realizar diversos truques e habilidades ensinados por humanos.

Costuma ser muito companheiro e próximo da família, e por este motivo sabe e sente tudo o que está acontecendo. Diferente de outros felinos que tem sua independência, além de ser independente o Bobtail Japonês é ligado à família, muitas vezes até defendendo a mesma como um cão.

Saúde da raça

São gatos bastante saudáveis e sem doenças recorrentes.

Importante

Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.

Fonte: Fofuxo / The International Cat Association
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Raças de Gatos - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página